O processos de Gestão Estratégica ocorre na seguinte sequência:

a) Formulação,
b) Desdobramento,
c) Execução,
d) Avaliação.

Na etapa de formulação são utilizadas diversas ferramentas de apoio e suporte aos tomadores de decisão, dentre as quais a utilização de cenários. Cenários contribuem para o alinhamento dos modelos mentais presentes e faz com que as pessoas se insiram no processo de construção das estratégias. São também utilizados para a identificação de oportunidades em processos de Inovação.

No desdobramento, o Balanced Scorecard é a ferramenta de gestão mais utilizada nos dias de hoje cuja função é traduzir a estratégia para os vários níveis organizacionais promovendo o alinhamento e direcionamento dos objetivos estratégicos.

Na fase de execução é que são observados os resultados e identificados, no dia-a-dia, os principais pontos de ajuste na condução da estratégia.

Uma avaliação formal, onde os principais tomadores de decisão discutem, e verificam a consistência das estratégias frente aos cenários em constante mudanças é essencial no processo de Gestão da Estratégia. Algumas organizações realizam esta verificação em dois ou mais momentos de reflexão.

A Skene, participa destes momentos como organizadora e interventora em questões metodológicas essenciais para a melhoria da performance dos resultados organizacionais